Skip Navigation Links


A História da Ordem DeMolay


A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e últimoGrão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por contestar as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV de França, podendo-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição de Filipe pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos, que são considerados pela Ordem, diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

  • "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
  • "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
  • "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.


Como participar da Ordem DeMolay

Para que um jovem seja iniciado na Ordem DeMolay, é preciso que o mesmo seja indicado por um membro ativo da Ordem, um Sênior DeMolay ou um Mestre Maçom, todos devidamente regulares em suas potências. O jovem escolhido deve ser grande destaque no meio onde vive e preencher, obrigatoriamente, dentre outras, todas as seguintes características:

  • Ter entre 12 anos completos e 21 incompletos;
  • Possuir um esboço da grande maioria das virtudes defendidas pela Ordem;
  • Crer firmemente em um Ser Superior, independentemente de qualquer religião;
  • Ser uma pessoa de forte caráter e ética;
  • Ter sua indicação aprovada sem ressalvas por todos os membros do Capítulo.

Os candidatos ao ingresso na Ordem DeMolay não são escolhidos aleatoriamente. Todos passam por um rigoroso processo de seleção no qual o candidato é avaliado e investigado em vários aspectos. Em caso de aprovação unânime do Capítulo, ele será iniciado. Caso contrário o candidato não será iniciado, mas existe a possibilidade de posteriormente realizar uma nova tentativa. Ele será informado se iniciará ou não. O motivo de uma não aprovação não é informado.


Capítulo "Caçapava" Nº 488


Cap 488 peqO Capítulo "Caçapava" Nº 488, foi fundado em 28 de março de 2001 e instalada numa belíssima cerimônia em 5 de maio de 2001, fazendo então parte da 4º Região Administrativa do Estado de São Paulo. O Capítulo desde do começo foi patrocinado pela Loja Simbólica A.'.R.'.L.'.S.'. Estrela de Caçapava e posteriormente pelas Lojas Simbólica A.'.R.'.L.'.S.'. Renascer de Caçapava e Gonçalves Ledo de Caçapava.

Os membros do Capítulo reúnem-se todos os Sábados às 15 horas, (exceto no último sábado do mês), no endereço da Loja Estrela de Caçapava:

 

 

Rua Prof José Benedito de Araújo nº 226, Vila Resende Caçapava / São Paulo.
     Demolay1